A visibilidade on-line engloba diversas estratégias que vão além de apenas ter um site. Logo, para se destacar neste meio, é preciso otimizar seu site para os motores de busca, criar conteúdo de qualidade, investir em marketing de conteúdo, estar presente nas redes sociais e muito mais.
Alcançar esse objetivo não é difícil, mas você precisa de estratégias. Tudo começa com a criação de conteúdo e todo o trabalho no site, mas passa também pelas redes sociais. Não é só colocar qualquer post por lá, tudo necessita ser pensado com foco no seu público. No entanto, essas não são as únicas formas de conquistar seu espaço no mundo virtual. Então, descubra agora outras soluções:
SEO
Entre as ações indispensáveis para quem busca crescimento, destaca-se a estratégia para SEO, que ajuda a melhorar o ranqueamento do site e a atrair visitantes qualificados de forma orgânica.
O objetivo é dar mais credibilidade para o seu site, fazendo com que ele conquiste as primeiras posições nos buscadores e gere confiança nos usuários. Se você parar para pensar, dificilmente uma pessoa vai além da segunda página de busca em uma pesquisa, ou seja, é interessante conquistar os primeiros resultados.
Conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo deve estar entre suas táticas para aumentar a visibilidade, afinal, é uma das maneiras mais práticas de chegar até seu cliente em potencial. Monte um blog no qual possa falar sobre as principais dúvidas do público-alvo e trazer outros conteúdos que gerem interação.
Além de atrair, o conteúdo de qualidade também fideliza, fazendo com que visitantes retornem e, eventualmente, convertam. A consistência e o planejamento de temas interessantes e úteis são as chaves para fortalecer a marca como referência no setor.
Redes sociais
Uma das maneiras mais simples e práticas de ganhar destaque no meio virtual são as redes sociais. Hoje elas são um dos primeiros espaços nos quais as pessoas pesquisam sobre determinados assuntos e buscam conhecer mais sobre uma marca ou produto.
Estude qual ou quais redes sociais se adequam melhor ao seu público-alvo, abra sua conta e comece a produzir conteúdo por lá. Interaja com seus seguidores, responda a comentários, mensagens e promova o seu conteúdo.
Parcerias e colaborações
Formar parcerias com influenciadores, criadores de conteúdo e até mesmo com outras marcas pode expandir o alcance e fortalecer a visibilidade. Colabore com nomes que têm afinidade com o público-alvo, já que essa é uma ótima maneira de ganhar credibilidade e atrair novos seguidores de forma orgânica.
As colaborações também ajudam a diversificar o tipo de conteúdo que a marca oferece, criando uma troca de valor e engajamento com públicos de diferentes origens. Uma boa parceria aumenta a exposição da marca e traz mais relevância ao negócio.
Google Ads e Social Ads
O SEO é uma estratégia muito importante, porém, apostar na publicidade paga também é interessante para conquistar seu espaço na internet. Com o Google Ads, você pode aparecer como sugestão na busca de determinadas palavras-chave no Google. Já o Social Ads segue a mesma base, mas o anúncio aparece nas redes sociais escolhidas.
A publicidade paga também possibilita o teste de diferentes abordagens, mensagens e criações, permitindo ajustar as campanhas com base no desempenho. Com um bom planejamento, ela pode complementar o SEO e o marketing de conteúdo, maximizando o retorno sobre o investimento.
Experiência do usuário
A experiência das pessoas ao acessarem seu site vai definir se você tem mais ou menos visibilidade on-line. Isso acontece porque mecanismos de busca consideram o comportamento dos usuários ao ranquear páginas. Sites com alta taxa de rejeição, por exemplo, tendem a cair no posicionamento.
Assim, invista em fatores como design intuitivo, carregamento rápido, navegação fácil e conteúdo acessível para manter seu público mais tempo interessado na sua marca. Quanto melhor a experiência, maior a chance de o usuário interagir com o site.