Quer tornar o Mac mais rápido? Para começar, é importante que perceba que, com o passar do tempo, é natural que o seu Mac fique mais lento devido à acumulação de ficheiros, aplicações e processos em segundo plano. Felizmente, existem várias formas simples e eficazes de libertar espaço e melhorar o desempenho do sistema. Confira de seguida os nossos 10 métodos favoritos para Mac:

  1.  Esvaziar o lixo, sem esquerda da pasta de transferências

Esvaziar a lixeira é uma prática comum. Porém, será que está também a limpar a pasta das Transferências? Netas duas pastas, vão-se acumulando ficheiros esquecidos e que afetam o desempenho do seu Mac. Por isso, elimine o que já não é necessário.

  1.  Desinstalar as aplicações que não usa

Para isso, so tem de ir a “Aplicações” e remover os programas que não utiliza. Hoje em dia, encontra online diversas aplicações que lhe ajudam a fazer este filtro, de modo a garantir que todos os ficheiros associados são eliminados corretamente.

  1.  Limpar os ficheiros temporários e a cache

Com o uso, o sistema do macOS acumula ficheiros temporários e cache que acabam por ocupar vários gigabytes. Pode apagá-los manualmente (faça-o com cuidado) ou usar ferramentas automatizadas. O importante mesmo é limpar o que não faz falta!

  1.  Otimizar o armazenamento com o iCloud

Use a nuvem para guardar os seus arquivos. Para isso, vá a Preferências do Sistema > ID Apple > iCloud e ative “Otimizar Armazenamento”. Deste modo, o sistema guardará automaticamente ficheiros antigos na nuvem, libertando espaço local.

  1.  Remover ficheiros grandes ou duplicados

Neste caso, deverá usar o Finder para descobrir os ficheiros com maior dimensão (para isso basta: ⌘ + F > “Tipo” > “Outro” > Tamanho do ficheiro). Aproveite ainda para descobrir ficheiros duplicados e remover tudo aquilo que nao faz falta.

  1.  Limpar a área de trabalho

Sabia que cada item que tem no ambiente de trabalho consome memória gráfica? Assim sendo, organize o seu ambiente de trabalho, apagando e arquivando os ficheiros da área de trabalho em pastas para melhorar o desempenho visual do seu Mac.

  1.  Reduzir os programas de arranque

Se tem demasiadas aplicações logadas na hora de arrancar com o sistema, isto pode tornar o seu Mac mais lento e responsivo. Neste caso, só tem de ir a Preferências do Sistema > Utilizadores e Grupos > Itens de Arranque e desativar aquilo que não precisa.

  1.  Atualizar o macOS

Há a ideia – errada! – que as atualizações consomem mais espaço e tornam os aparelhos mais lentos. Na verdade, não é isto que acontece, já que as atualizações não só incluem melhorias de performance, como permitem uma melhor gestão de recursos, contribuindo para uma maior agilidade do computador. Posto isto, certifique-se de que está a usar a versão mais recente do seu sistema operativo.

  1.  Reiniciar o Mac com frequência

Muitos utilizadores raramente iniciam o Mac, ligando-se a baixar a tampa para o fechar. Mas e se lhe dissermos qu ao reiniciar o Mac está a libertar memória RAM? Isso acontece, porque neste processo acaba por fechar processos desnecessários, contribuindo para um melhor desempenho.

  1.  Os seus aliados: um SSD ou mais RAM

Nos Macs mais antigos, trocar o disco rígido por um SSD ou aumentar a RAM pode ter um impacto muito significativo na velocidade do computador. Se for esse o seu caso, considere esta opção.

As práticas que aqui partilhamos, podem tornar o seu Mac mais rápido, permitindo um uso mais otimizado e eficiente do seu aparelho. Na prática, isso permitir-lhe-a ser mais produtivo e também mais responsivo seja a fazer o seu trabalho, a estudar ou a jogar.