Estar em dia com as dívidas é um cenário que milhões de brasileiros desejam, e lutam contra juros altos e situações financeiras para manter seu orçamento positivo. Nesses momentos, é fundamental avaliar opções de crédito disponíveis e seguras, que ajudem a reorganizar as finanças sem criar novos problemas, e aí surge uma das alternativas mais vantajosas do mercado: o empréstimo com garantia de veículo. 

Além de oferecer menores taxas, ele permite maiores valores e prazos estendidos. Ao usar o veículo como garantia, as instituições financeiras ficam menos expostas a riscos, permitindo que ofereçam condições mais favoráveis. O cliente continua usando seu bem normalmente, porém corre o risco de perdê-lo em caso de inadimplência. 

No Brasil, houve um crescimento de 18% no uso do crédito com garantia de veículo. Isso se deve às suas vantagens, como juros mais baixos e prazos mais longos em comparação com outras modalidades, tornando-o uma alternativa financeira atrativa para quem precisa controlar ou quitar as dívidas. 

O que é o crédito com garantia de veículo?

O crédito com garantia de veículo é uma modalidade de empréstimo que usa o carro ou moto do solicitante como garantia da liberação do crédito, possibilitando menores taxas de juros e melhores condições de pagamento, já que o risco para o banco é menor. A instituição financeira se beneficia pela possibilidade de ficar com o veículo em caso de não cumprimento do acordo por falta de pagamento.

Esse tipo de operação é chamado de alienação fiduciária, e pode ser usado como garantia de bens: imóveis, como casas e terrenos, automóveis, como carro, caminhão ou moto, ou até mesmo o celular. Isso significa que, caso o pagamento das parcelas do empréstimo ou das renegociações não seja realizado, o bem pode ser usado como uma espécie de “compensação” do valor que está em aberto.

Como funciona?

O empréstimo com garantia de veículo funciona igual às outras modalidades: o contratante solicita uma quantia de dinheiro emprestada e paga de volta em parcelas com uma taxa de juros. A diferença é que as instituições financeiras que oferecem esse tipo de crédito utilizam algum bem como garantia de pagamento de quem está contratando o empréstimo.

Além das etapas de análise de crédito, existe o processo de avaliação do valor do automóvel, que pode ser realizado pelo próprio banco ou por uma empresa terceirizada. É nessa hora que o valor real do seu veículo é definido, e então baseado nessa análise, um limite de empréstimo é liberado dependendo das regras de cada instituição. 

O Empréstimo com Garantia de Veículo pode ser feito por clientes com um veículo quitado em seu nome ou financiado pela própria instituição financeira. Além de carros, motos também são válidas, as taxas de juros partem de 1,40% ao mês, valor bastante atrativo quando comparado à outras opções de crédito pessoal.

Por que essa modalidade de empréstimo está crescendo?

Esse modelo oferece prazos de pagamento mais longos, podendo chegar a até 60 meses. Todo esse processo é feito de forma 100% digital, como por exemplo a avaliação de documentos, que é feita online. Apenas com o CPF e a placa do veículo, o cliente já recebe uma oferta personalizada conforme a sua necessidade.

Após ser aprovado, o valor é liberado diretamente na conta do cliente, podendo chegar a até 100% do valor do veículo, o que depende da análise feita pela instituição ou empresa contratada. Ao optar pelo Empréstimo com Garantia de Veículo, vale lembrar que o cliente não fica sem automóvel, podendo ser utilizado normalmente durante todo o período do contrato se estiver pagando em dia.

Por oferecer versatilidade, essa modalidade de empréstimo é ideal tanto para quitar dívidas caras, como cartão e cheque especial, quanto financiar projetos, abrir um negócio, reformar a casa ou pagar cursos, por exemplo. Sua rápida liberação pode fazer a diferença para quem precisa organizar a vida financeira e aproveitar suas oportunidades.